
Atenção: novo golpe na praça se utiliza da marca do Sebrae para obter dados e documentos de empreendedores. A comunicação usa um perfil não verificado, com a marca da instituição e se faz passar por um atendente da área de crédito. Ela avisa de uma solicitação de crédito via Pronampe e pede dados e documentos pessoais.
O gerente adjunto de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae, Weniston Abreu, aponta as principais discrepâncias deste golpe.
O Sebrae não entra em contato com o cliente para oferecer linhas de crédito. Nossas unidades estaduais poderão contatar o cliente para oferecer orientações prévias para ajudar o empreendedor em uma tomada de decisão consciente quanto ao crédito que está buscando. O contato do Sebrae é feito pelos canais oficiais da instituição.
Weniston Abreu, gerente adjunto de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae.
Para isso, é preciso ficar atento se o contato é de algum canal oficial. No portal do Sebrae, em Fale Conosco, o empreendedor encontra todos os canais de comunicação oficiais da Instituição, inclusive os números reconhecidos para comunicação por WhatsApp e a Central de Atendimento, pelo número 0800 570 0800.
“O empreendedor deve confirmar se o contato é de algum canal oficial do Sebrae. Deve-se sempre desconfiar de contatos em nome de pessoas, com ofertas tentadoras e que solicitem dados de contato”, afirma Weniston. Pelo WhatsApp, o perfil oficial da instituição possui o selo de verificado ao lado do nome.
Como funciona o Pronampe?
A contratação do Pronampe é realizada por meio de instituições financeiras (bancos públicos e privados, cooperativas de crédito) habilitadas. O processo geralmente envolve compartilhamento de dados de faturamento, análise de crédito pelo banco e apresentação de documentos, como Contrato Social, Declaração de Faturamento e a Certidão Negativa de Débitos (CND), que comprova a regularidade com a seguridade social.
Após a aprovação, o contrato é assinado e os recursos são liberados. Além disso, podem ser requisitados documentos adicionais:
Ter o faturamento declarado à Receita Federal no ano anterior à contratação.
Estar em dia com a seguridade social (possuir a Certidão Negativa de Débitos – CND).
Ter mais de 1 ano de fundação (empresas com menos de 2 anos podem ter condições específicas de limite).
Manter o número de colaboradores por até 60 dias após a contratação do crédito (esta regra pode variar e é importante confirmar com a instituição financeira).
Lembre-se sempre de verificar o perfil com o qual você está conversando e busque sempre os contatos em fontes oficiais. Na dúvida, não responda e não envie documentos para desconhecidos.
Fonte: Agência Sebrae
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